Para que o seu cliente receba o documento para assinar após o preenchimento do formulário, é necessário que você tenha realizado previamente duas configurações: adicionado o campo e-mail do signatário no formulário e depois adicionado esse e-mail na etapa Lista de Assinatura do seu fluxo.
Caso não tenha realizado essas configurações, veja abaixo como fazer:
Desative o seu fluxo;
Anote em um papel ou bloco de notas as configurações previamente definidas no seu fluxo de “nome do documento” e “nome da pasta”;
Vá até seu formulário, clique em “Editar” e adicione obrigatoriamente o campo “e-mail do signatário” - você pode customizá-lo e chamá-lo de “e-mail do contratante” por exemplo. Salve o formulário.
Volte no seu fluxo, clique em “editar para ativar”, avance em todas as etapas. Quando chegar na fase de nome dos documentos - insira novamente os nomes que você havia previamente tomado nota no passo 2.
Avance para a etapa de Lista de Assinaturas e clique em “Adicionar do formulário”.
Escolha o campo de e-mail signatário utilizado no seu formulário e também a sua qualificação. E adicione.
Depois de adicionar a partir do formulário, adicione os signatários fixos a partir da agenda de contatos. E por fim, Ordene as assinaturas se necessário.
Avance nas próximas etapas e reative o fluxo.
O botão de “Gerar Documento” é utilizado apenas por clientes que utilizam nossa API. Se você está utilizando o Fluxia, esse botão não é necessário no processo.
Após criar o seu modelo, como demonstrado nesse vídeo aqui, você pode seguir diretamente para construção do formulário e depois para a configuração do Fluxo. Para colocar o fluxo em prática, depois de pronto, basta “Copiar Link” na área Fluxos.
Tanto o campo de múltipla escolha quanto o campo de seleção possuem duas colunas de preenchimento para sua configuração.
A coluna do lado esquerdo são as opções que aparecem para quem preenche o formulário, a coluna do lado direito é o texto que de fato vai para o documento quando escolhemos a opção do lado esquerdo.
As colunas são um espelho. Caso os textos sejam iguais, basta copiar as opções do lado esquerdo e colar na coluna do lado direito, como na imagem abaixo:
Um documento na Clicksign pode ser finalizado das seguintes formas:
(i) finalização automática após a assinatura de todas as pessoas arroladas na lista de assinaturas ou
(ii) decurso do prazo para realização das assinaturas do documento.
Um documento finalizado pode tanto (i) estar completamente assinado e possuir as informações de todos os signatários, quanto (ii) ser parcialmente assinado.
Para evitar que o documento seja finalizado sem assinatura do cliente, é possível estabelecer uma ordenação de assinatura, onde o cliente seja o primeiro signatário. Caso o cliente não assine, os outros grupos não assinarão e o documento será cancelado (e não contabilizado) após atingir o prazo limite de assinatura.
Considerando que o documento já tenha sido finalizado e está faltando uma assinatura, há a opção de duplicar o documento e enviá-lo somente aos signatários faltantes. Veja aqui: Como duplicar um documento?
É possível sim.
Essa função na nossa ferramenta chama-se assinatura em série. Para configurá-la, você deve adicionar o seu e-mail na etapa de Lista de Assinatura do seu fluxo a partir da agenda de contatos.
Veja no link a seguir como funciona essa opção na prática: Assinatura em série
Se o seu fluxo já está pronto e configurado, para colocá-lo em prática, basta ir até a área de Fluxos, clicar em Copiar Link e iniciar o processo.
Ainda têm dúvidas sobre colocar o fluxo em prática? Temos um vídeo detalhado mostrando o seu uso aqui.